quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Você é o autor - VPN, Proxy, segurança e privacidade


Resolvi voltar a usar um dos melhores tipos de post que já tivemos por aqui, aquele em que o comentarista é a estrela. Já tivemos brilhantes encontros onde aprendemos sobre Placas de vídeo, Linux, Android e até uns Lifehacks e dicas de DIY.


O primeiro motivo para esse tipo de post é óbvio: eu aprendo muito com vocês. Afinal, nem todo mundo pode ser tão fodão e sabedor de tudo como este tio aqui, né?

Então, como eu ando curioso - e acho que muita gente aqui tem conhecimento - sobre a questão da segurança e privacidade na internet (tanto que uso a VPN do Opera e já usei o TOR), gostaria que vocês falassem livremente sobre o assunto.

A tal privacidade é uma lenda ou realmente se pode conseguir alguma? (Raposão, pode até cholar, mas fundamente!).

VPN e Proxy garantem alguma privacidade? Neste momento, verifiquei meu ip externo, fornecido pela VPN do Opera e ferramentas online garantem que estou em Quebec, no Canadá.

E o TOR, funciona mesmo? 

Seja como for, o TOR causa muito delay. Dá pra confiar em VPNs e Proxies públicos? 

Vamos lá, galera, palco de vocês!

MRJ